Agenda O Proseador

Por: Gabriela Sousa e Catraca

O final de semana está chegando e você não sabe o que irá fazer?!. Não se preocupe, nós separamos algumas atrações que aconteceram nesse final de semana na Capital Paulista.

Confira a baixo todas as programações:

Festival Artistas de Rua ocupa espaços públicos com line-up 100% feminino

Evento chega à terceira edição e apresenta shows gratuitos em lugares abertos da cidade de São Paulo.
Ellen Oléria

Em meio a tantas opções de cultura e entretenimento na capital paulistana, é certo que os eventos realizados ao ar livre e de graça têm um lugar muito especial no coração de quem busca aproveitar a cidade ao máximo. E, quando a curadoria apresenta apenas atrações lideradas por mulheres, é pra aplaudir em pé!!

Dialogando com temáticas como ocupação do espaço público e equidade de gênero, o festival Artistas de Rua realiza sua terceira edição entre os dias 14 e 28 de janeiro de 2022. Na programação, 30 shows de artistas mulheres ocupando 15 espaços públicos de São Paulo. 

O projeto é realizado pela produtora Muda Cultural via Pro-Mac (Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais) e tem patrocínio da 99.

A curadoria demonstra a pluralidade de estilos musicais produzidos no Brasil, bem como a potência das mulheres de diversas gerações. Alguns dos nomes confirmados para o Artistas de Rua são: Ellen Oléria que, com seu disco “Afrofuturista” (2016), exalta ritmos negros como o rap e o funk, na fusão com a MPB; Brisa Flow, que une o hip hop à música e cultura dos povos andinos, explorando sua vivência enquanto mulher ameríndia periférica na América Latina; Maria Beraldo, cantora, compositora e clarinetista à frente do álbum “Cavala” (2018), no qual experimenta sonoridades do pop, da música eletrônica e do noise.

Ainda está confirmada a presença do Samba de Dandara, grupo de exaltação às mulheres sambistas, bem como do Sarau das Pretas, da cantora, atriz e modelo Bruna Black e da cantora Grazi Medori. Fique de olho no Instagram da Muda Cultural para saber tudo sobre a terceira edição do Artistas de Rua.

28/01 (SEXTA-FEIRA)

Local: Calçada oposta ao Teatro Municipal
Endereço: Barão de Itapetininga, 01 – República

14h30 – Gole Seco (goleseco.oficial)

Gole Seco é um grupo vocal cujos arranjos procuram ir para além do aspecto melódico/harmônico da música, se focando também em minúcias timbrísticas vocais, no silêncio como material musical e na experimentação dos limites da voz como elemento, gerando um palco sonoro potente. As influências musicais vão desde Os Tincoãs (BRA) até Roomful of Teeth (EUA).

17h00 – Maria Beraldo (@mariaberaldo_)

Maria Beraldo revisita o repertório de CAVALA (2018) e apresenta canções inéditas fruto de sua pesquisa nos últimos anos. O show explora sonoridades que vão do pop ao experimental e traz as narrativas lésbicas de Beraldo ressignificadas pelo tempo. Em formato quase acústico Maria Beraldo se apresenta com Marcelo Cabral.

99 e as mulheres – #99MaisMulheres
Entendendo a importância de criar um ambiente seguro para a mulher e discutir medidas de igualdade de gênero, a 99 criou o programa “99 Mais Mulheres”, que tem mecanismos de segurança voltados para motoristas parceiras e passageiras mulheres.

Entre as ações, estão o direito da motorista escolher chamadas de passageiras do mesmo gênero e a doação de corridas grátis com destino às Delegacias da Mulher. Além do projeto Justiceiras, uma rede de acolhimento, apoio e orientação direcionado para nossas motoristas parceiras e passageiras, com a missão de orientar gratuitamente e online mulheres que estejam em situação de vulnerabilidade e violência.

Clube Outs

O Clube Outs, localizado na Rua Augusta é referência no que diz respeito a cena Alternativa Paulistana. Conhecida por abrir as portas para inúmeros artistas e bandas, ao logo dos seus mais de 18 anos ininterruptos a casa esteve em constantes mudanças, se adaptando ao tempo, mas sem nunca perder a essência.

As festas ocorrem todas as sextas e sábados sempre com alguma temática nova e diferente para agitar seu final de semana e principalmente a casa é para todxs. Confira a baixo a programação desse final de semana:

Sexta-feira 28/01:

Sábado 29/01:

Além das festas com muita música boa, o Clube Outs tem também, o Outs Pub, onde você pode tomar aquela cervejinha geladinha no precinho que todo mundo gosta.

Para mais informações sobre horários, valores e promoções acesse as redes sociais da casa. Clube Outs / Outs Pub.

“Simbiose: a Ilha que Resiste” – Japan House SP

A pequena ilha japonesa de Inujima, que abriga uma comunidade com apenas 30 casas, é tema de “Simbiose: a Ilha que Resiste”, a nova exposição da Japan House São Paulo.

Com curadoria de Yuko Hasegawa, a mostra reúne obras de arte, fotos, vídeos e depoimentos dos moradores desse local, além de uma grande representação arquitetônica do espaço geográfico da ilha, que é famosa por suas pedreiras.

A ideia é tratar da relação entre a arte e a arquitetura integradas ao ecossistema dessa comunidade que nasceu em uma antiga paisagem industrial abandonada.

Hoje, em meio às pequenas casas tradicionais japonesas que restaram após uma crise na atividade econômica e a evasão de habitantes, é possível encontrar obras de arte e arquitetura no local, quase como se a ilha fosse um museu a céu aberto.

A exposição está disponível para visitação de terça a sexta, das 10h às 18h; aos sábados, das 9h às 19h; e aos domingos e feriados, das 9h às 18h. Até 06 de fevereiro de 2022. Entrada Grátis.

“STOP!”, de Crânio – Usina Luis Maluf

Criador daqueles icônicos grafites com personagens indígenas azuis, o artista urbano Fabio de Oliveira Parnaiba, mais conhecido como Crânio, ganhou uma exposição bem bacana na Usina Luis Maluf.

Trata-se da mostra “STOP!”, que exibe pinturas, esculturas e instalações com um ar de surrealismo, que tratam de temas como política, relações de consumo, questões ambientais, diferenças sociais e racismo.

Fique ligado(a), pois não é possível visitar a exposição usando bolsas e mochilas.

A exposição está disponível para visitação de segunda à sábado, dás 10h às 18h. Até 09 de fevereiro de 2022. Entrada Grátis

“Biblioteca: Floresta” – Sesc Belenzinho

exposição em SP

A intersecção entre literatura e artes visuais é explorada pela exposição coletiva “Biblioteca: Floresta” para tratar da investigação da mulher e de seu lugar de fala no mundo contemporâneo.

Com curadoria de Galciani Neves, a mostra reúne 41 obras feitas por artistas femininas como esculturas, gravuras, desenhos, pinturas, publicações, apropriações de livros, instalações, performances, textos, áudios e vídeos.

Entre as feras que exibem seu trabalho estão Adelaide Ivánova, Aline Albuquerque, Aline van Langendonck, Andréa Tavares, Carmela Gross, Fernanda Porto, Isabella Assad, Janina McQuoid, Maíra Dietrich, Mayana Redin, Mayra Martins Redin, Natalie Salazar, Neide Sá, Paloma Durante, Renata Cruz, Simone Barreto, Simone Moraes e Vera Chaves Barcellos.

A exposição está disponível para visitação de Terça à Domingo. De terça a sábado, das 13h30 às 18h30; e aos domingos e feriados, das 9h às 15h. Até 27 de fevereiro de 2022. Entrada Grátis

“Quarantine” Sesc Ipiranga

exposições em sp, Sesc Ipiranga, Quarantine

Quem visitar o Sesc Ipiranga até o dia 30 de abril pode se deixar impactar pelas obras da mostra “Quarantine”, exibidas na Parede em Arco do 2º andar da unidade.

Durante a pandemia de Covid-19, alguns artistas de organizaram em uma cooperativa para disponibilizar suas obras por um mesmo valor. O dinheiro arrecadado com a iniciativa foi dividido igualmente entre os participantes, sendo uma parcela revertida para o fundo emergencial de apoio às pessoas trans afetadas pela Covid-19 e assistidas pela Casa Chama.

O projeto é idealizado e coordenado por Cristiana Tejo, Julia Morelli, Lais Myrrha e Marilá Dardot e parte dos trabalhos desenvolvidos no período agora pertence ao acervo permanente do Sesc SP.

No Sesc Ipiranga estão reunidas criações de 31 artistas nos mais diversos formatos: desenhos, gravuras digitais, vídeos e fotos de nomes como Ana Lira, Arissana Pataxó, Armando Queiroz, Bruno Faria, Caetano Costa, Clarice Cunha, Daniel Lie, Denilson Baniwa, Fabiana Faleiros, Fabio Morais, Fabio Tremonte, Fernando Cardoso, Janaína Wagner, João Loureiro, Luanda Patrícia Francisco, Lucas Bambozzi, Manauara Clandestina, Marcellvs L., Marcia Xavier, Marco Paulo Rolla, Mariana de Matos, Marta Neves, Maurício Ianês, Nicolás Robbio, Paulo Bruscky, Rafael R.G., Ricardo Basbaum, Romy Pocztaruk, Traplev, Yana Tamayo e Yuri Firmeza.

A exposição está disponível para visitação de Terça à Domingo. De terça a sábado, das 10h às 21h30, e, aos domingos e feriados, das 10h às 19h. Até 30 de abril de 2022. Entrada Grátis

Lembre-se de usar a máscara corretamente, manter as mãos higienizadas e não promover aglomeração nos shows. Vamos nos cuidar e cuidar do próximo.  ❤